RECADO ATERRADOR SOBRE A TUA LIBERDADE

“ ... Digamos que tudo aquilo que sabes não seja apenas errado, mas uma mentira cuidadosamente engendrada. Digamos que tua mente esteja entupida de falsidades: sobre ti mesmo, sobre a história, sobre o mundo a tua volta, plantadas nela por forças poderosas visando a conquistar, pacificamente, tua complacência. A liberdade, nessas circunstâncias, não passa de uma ilusão, pois és, na verdade, apenas um peão num grande enredo e o teu papel o de um crédulo indiferente. Isso, se tiveres sorte. Se, em qualquer tempo, convier aos interesses de terceiros o teu papel vai mudar: tua vida será destruída, serás levado à fome e à miséria. Pode ser, até, que tenhas de morrer. Quanto a isso, nada poderá ser feito. Ah! Se acontecer de conseguires descobrir um fiapo da verdade até poderás tentar alertar as pessoas; demolir, pela exposição, as bases dos que tramam nos bastidores. Mas, mesmo nesse caso, também não terás muito mais a fazer. Eles são poderosos demais, invulneráveis demais, invisíveis demais, espertos demais. Da mesma forma que aconteceu com outros, antes de ti, também vais perder!" Charles P. Freund, Editorialista do “The Washington Post”. T.A.

sábado, 19 de dezembro de 2009

COPENHAGUE II

PRESIDENTE BRASILEIRO ENCANTA E COMOVE PLENÁRIO AO OFERECER BOLADA A PAÍSES POBRES PARA COMBATE À POLUIÇÃO PLANETÁRIA. DILMA DESDENHA, AFIRMANDO QUE  ‘DINHEIRO GROSSO’ DE LULA “NÃO FAZ NEM COSQUINHA...”
O Presidente Lula, demonstrando seu grande senso de oportunismo, surpreendeu e comoveu a Assembléia Geral do Clima, ontem, na capital dinamarquesa, ao oferecer uma bolada de um bilhão de dólares para a constituição de um fundo de auxílio aos países pobres, prejudicados pelas emissões de carbono provenientes dos centros planetários mais industrializados e ricos.
Muito aplaudido pela iniciativa, Lula, entretanto, amargou um comentário tremendamente negativo, produzido pela grande estrela da delegação brasileira, depois dele próprio. A Ministra Dilma Vana Roussef, sua candidata à sucessão  nas próximas eleições presidenciais, afirmou que uma bolada de um bilhão de dólares “não faria nem cosquinha”, tamanha a dimensão dos recursos que imagina necessários para a solução definitiva do problema ambiental.
Ao usar, distraidamente, essa expressão chula, talvez se tenha imaginado, ainda, conspirando no interior de algum ‘aparelho subversivo’, na companhia do também ex-guerrilheiro Carlos Minc, atual Ministro do Meio-Ambiente, ao seu lado na reunião de cúpula.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário